DETRAN - MG | Consultar Resultado do Exame de Reciclagem. Percepções dos docentes sobre as experiências em educação empreendedora com fundamento na teoria effectuation

Metodologias utilizadas para ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation

Passo 3: Sendo assim, caso receba a notificação da multa em sua casa ou mesmo quando procurar saber, você poderá recorrer, esse é o momento!

Realizar un mínimo de 60 minutos diarios de actividad física, en el caso de la población infantil y adolescente, y de 30 a 60 minutos al día en la población adulta, es una de las recomendaciones de La Organización Mundial de la Salud (OMS). As evidências no que se refere à influência da cultura fizeram emergir, dos casos estudados, dados sobre diferenças em relação à educação formal dos alunos como causa da diferença entre indivíduos na adoção da teoria effectuation. Pondera-se, nesse sentido, que a educação formal certamente influencia a forma como os alunos se relacionam com o seu contexto. Nas palavras do professor C1: "estudantes de engenharia tendem a ser muito mais causais e estruturados e eles odeiam a ideia de sair da sala e efetivamente trabalhar com pessoas, a ideia de que outras pessoas vão influenciar suas visões".

A lógica causal e a lógica effectual são duas abordagens alternativas e não excludentes utilizadas por empreendedores no processo de criação e desenvolvimento de novos negócios (Sarasvathy, 2001Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. , Academy of Management Review 26(2), 243-263. Retrieved from , 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ). É importante que se reconheça que os indivíduos utilizam tanto a lógica causal quanto a lógica effectual e as duas podem acontecer simultaneamente, de maneira sobreposta ou intercalada. Em segundo lugar, o estudo categoriza as metodologias de ensino em função dos comportamentos effectuais definidos por Fisher (2012Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research.

, Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
) e as dimensões do construto validadas por Chandler et al. (2011Chandler, G. N. , DeTienne, D. R. , McKelvie, A. , & Mumford, T. V. (2011). Causation and effectuation processes: a validation study. Journal of Business Venturing, 26(3), 375-390. doi:
). Os resultados da categorização são apresentados na Tabela 5 e permitiram identificar metodologias de ensino emergentes no campo do empreendedorismo, a exemplo do teste de hipóteses (Ries, 2011), modelagem de negócios (Osterwalder & Pigneur, 2010Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2010). Business model generation. Hoboken, New Jersey: John Wliey & Sons, Inc. ) e desenvolvimento de clientes (Blank & Dorf, 2012Blank, S. , & Dorf, B. (2012). The startup owners manual: the step-by-step guide for building a great company. Pescadero, CA: K&S Ranch Publishing. ), em adição às metodologias salientadas nos estudos de Neck e Greene (2011Neck, H. , & Greene, P. (2011). Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers.

O estudo também sugere que a mudança dos pressupostos utilizados para tomada de decisão influencia a intenção de empreender e que é necessário que se atente aos antecedentes pessoais dos indivíduos, como a cultura e a educação formalFinalmente, como limitação do trabalho, aponta-se o fato de que os alunos não foram entrevistados diretamente da mesma forma que os professores, tendo-se acesso apenas aos relatos disponibilizados em fontes secundárias. A limitação de espaço também permitiu apenas uma análise inicial da relação entre os comportamentos effectuais e as metodologias identificadas, sem que fosse possível analisar como as metodologias são utilizadas e quais são abordagens específicas utilizadas com o objetivo de desenvolver as ações individuais almejadas. El ejercicio regular es imprescindible para mantener el tono y la masa muscular, evitando problemas posturales y dolores de espalda. Además, disminuye la presión arterial, favorece un nivel adecuado de azúcar en sangre, mejora la densidad ósea, refuerza el sistema inmunitario, mejora el estado de ánimo, reduce las posibilidades de depresión y ayuda a regular el apetito.

É importante ressaltar nesse momento que a utilização pelos alunos da lógica causal e da lógica effectual para a tomada de decisão é indissociável, havendo prevalência no uso de uma ou de outra dependendo das características do indivíduo e das características do ambiente. A partir dos resultados da análise dos casos estudados, o estudo faz três contribuições à literatura sobre empreendedorismo. Em primeiro lugar, o estudo analisa e compara casos de ensino em diferentes contextos e identifica que a utilização e prática do modelo dinâmico de effectuation é um elemento integrador do ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria. O estudo faz isso por meio da comparação das características de cada um dos casos e da análise da estrutura, das formas de avaliação e principalmente do design das experiências de ensino objeto do estudo, que buscam desenvolver a expertise no que se refere à prática e aos pressupostos que permeiam e orientam a teoria effectuation.

Além disso, um levantamento realizado em três bases de dados nacionais (SciELO, Spell e EnANPAD) e três internacionais (Scopus, EBSCO e ISI Web of Knowledge), na busca por artigos que contivessem em seu título e/ou resumo os termos effectuation e education ou effectuation e educação ou, ainda, effectuation e ensino, resultou na identificação de apenas um artigo (Maritz & Brown, 2013Maritz, A. , & Brown, C. (2013). Enhancing entrepreneurial self-efficacy through vocational entrepreneurship education programmes. Journal of Vocational Education and Training, 65(4), 543-559. doi:
). No entanto, a análise do artigo evidenciou tratar-se de objeto alheio a esta discussão, sendo a palavra effectuation associada à metodologia utilizada para avaliação do efeito de programa vocacional de educação empreendedora na autoeficácia dos participantes.

"Eu não diria que os alunos se tornam mais propensos a empreender. Eu acho que o resultado é que eles agora têm uma abordagem que não exige que eles fiquem longas e tediosas horas escrevendo um plano de negócios, mas sim que possam se engajar em pequenas experiências para teste de suas hipóteses e, assim, chegar ao mercado mais rapidamente". Infere-se, dessa forma, que a educação formal do indivíduo parece influenciar o seu processo de aprendizagem, que também deve levar em conta outros aspectos referentes a experiências prévias, carreira profissional, entre outros. De fato, não se pode negar que a formação do indivíduo e seus antecedentes pessoais tenham influência sobre a forma como se relaciona com o mundo. Não há, no entanto, um padrão que possa determinar a direção dessa influência, motivo pelo qual se infere que a relação da formação é moderadora do fenômeno e a ela não pode ser atribuída uma direção específica.

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Journal of Small Busines Management, 49(1), 55-70. doi:
) e Solomon, Duffy e Tarabishy (2002Solomon, G. T. , Duffy, S. , & Tarabishy, A . (2002). The state of entrepreneurship education in the United States: a nationwide survey and analysis. International Journal of Entrepreneurship Education, 1(1), 65-86. ). Mas em que pese o consenso sobre a necessidade de novas metodologias de ensino, os resultados da análise de categorização proposta por este estudo também permitem concluir que as metodologias emergentes no campo são utilizadas em conjunto com metodologias tradicionais de ensino e que, no caso da dimensão pré-acordo, não há a necessidade de uma nova metodologia específica. A pesquisa faz isto ao investigar cinco experiências em educação empreendedora em quatro países diferentes e, ao fazê-lo, gera importantes contribuições. No âmbito teórico, analisa e compara casos de ensino em diferentes contextos e identifica o elemento integrador comum à utilização da teoria no ensino de empreendedorismo, a prática do modelo dinâmico de effectuation.

Originada da tese de doutorado de Sarasvathy (2001Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. , Academy of Management Review 26(2), 243-263. Retrieved from , 2001Sarasvathy, S. D. (2001b, August). Effectual reasoning in entrepreneurial decision making: existence and bounds. In Academy of Management Proceedings, 2001(1), D1-D6. doi:
b, 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ), a teoria effectuation tem como fundamento pressupostos diferentes dos utilizados pela lógica causal predominante no estudo do empreendedorismo e tem ganhado relevância e abrangência na última década (Fisher, 2012Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. , Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
).

O estudo também faz contribuições potenciais à prática, ao permitir, em função da categorização realizada, que educadores utilizem metodologias de ensino adequadas ao desenvolvimento dos comportamentos effectuais específicos. A atenção aos antecedentes pessoais dos indivíduos que tenham contato com a teoria também pode potencializar os seus efeitos e o foco na prática é característica essencial para que os indivíduos adquiram experiência na utilização do modelo dinâmico de effectuation. Por fim, a reunião de experiências em diferentes contextos permite aos educadores uma compreensão abrangente do uso da teoria effectuation e serve como referência para o desenvolvimento de cursos regulares e atividades extracurriculares que utilizem a teoria no contexto das instituições de ensino superior. Conciliar el sueño es un factor fundamental ya que, durante su transcurso, se suceden procesos metabólicos vitales que repercuten en nuestra vida diaria activa.

Comoprincipal resultado o artigo apresenta uma ferramenta de mensuração do perfil e potencial empreendedor do aluno,bem como de avaliação do ambiente universitário em termos de empreendedorismo e suas implicações para o ensino eaprendizagem nas instituições de ensino superior.

Se você sabe de algum veículo que foi apreendido devido ao seu dono não ter pago a taxa obrigatória de licenciamento, avise que esse método poderá ajudá-lo, pois através do parcelamento das multa é possível quitar a dívida e ter o seu automóvel de volta. Outro aspecto evidenciado durante a análise dos dados refere-se à influência da cultura na intenção de empreender. O interesse pelo assunto surgiu do argumento existente no livro de Read, Sarasvathy, Dew, Wiltbank e Ohlsson (2011Sarasvathy, S. D. , & Venkataraman, S . (2011). Entrepreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. , Entrepreneurship Theory and Practice 35(1), 113-135. doi:
) no sentido de que as pessoas não sabem como tomar a decisão de empreender, e que as razões disso podem estar relacionadas a questões culturais ou características próprias do indivíduo.

Pescadero, CA: K&S Ranch Publishing. ) como fundamentais para o desenvolvimento dos comportamentos effectuais, mas sempre em complemento a metodologias tradicionais de ensino de empreendedorismo. A mesma diversidade, entretanto, não pode ser atribuída aos docentes, pois os cinco docentes entrevistados na pesquisa pertencem ao departamento de gestão de suas respectivas escolas. Dos cinco docentes entrevistados, dois docentes possuem título de mestre e os demais possuem o título de doutor ou PhD. A área de formação dos docentes é variada e abrange desde engenharia a jornalismo, mas todos possuem pós-graduação (mestrado ou doutorado) em administração. Quatro das cinco experiências analisadas utilizam o inglês como idioma oficial e apenas uma tem partes do curso no idioma espanhol, mas toda a leitura e ferramentas apresentadas durante o curso são em inglês. Foi realizada observação indireta por meio de arquivos multimídia disponíveis na internet sobre as experiências em educação empreendedora analisadas.

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La recomendación es dormir de 7 a 9 horas al día, además de reservar un tiempo para la siesta con una duración de media hora como máximo, pues si se supera este tiempo se reduce la presión para el sueño nocturno. No contexto prático, o estudo identifica e categoriza metodologias de ensino associando-as aos comportamentos que se pretende desenvolver e permite que educadores possam utilizá-las de maneira adequada e consistente. Por fim, a descrição aprofundada de experiências em diferentes contextos permite aos educadores uma compreensão abrangente sobre o ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation e serve como referência para o desenvolvimento de cursos regulares e atividades extracurriculares que utilizem a teoria no contexto das instituições de ensino superior. Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.

Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Busines Management, 49(1), 55-70. doi:
; Sarasvathy, 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ; Sarasvathy & Venkataraman, 2011Sarasvathy, S. D. , & Venkataraman, S . (2011). Entrepreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. , Entrepreneurship Theory and Practice 35(1), 113-135. doi:
), entretanto, a revisão conduzida por Perry, Chandler e Markova (2012Perry, J. T. , Chandler, G. N. , & Markova, G. (2012). Entrepreneurial effectuation: a review and suggestions for future research. EntrepreneurshipTheory and Practice, 36(4), 837-861. doi:
) não faz menção a estudos que tenham abordado o fenômeno do ponto de vista da educação empreendedora.

Informações relativas ao ambiente em sala de aula não foram consideradas relevantes ao escopo deste estudo, tendo em vista que o locus de ensino ou aprendizado das experiências analisadas ocorre em grande parte fora das salas de aulas por meio da interação dos alunos com o mundo real. Dados secundários como manuais sobre os cursos nos quais ocorrem as experiências, releases sobre atividades dos alunos e das disciplinas analisadas, informações sobre as instituições e, principalmente, a internet por meio do acesso a sites e demais recursos foram usados como fontes importantes de levantamento de dados. Assim, a análise das experiências em educação empreendedora com fundamento na teoria effectuation, em cinco instituições de ensino de quatro países diferentes, permite analisar como a teoria tem sido utilizada em sala de aula, o contexto em que ocorreram a estrutura dos cursos, seu design, formas de avaliação, metodologias de ensino utilizadas e percepção dos docentes sobre as experiências. Ato contínuo, o estudo categoriza as metodologias de ensino em função dos comportamentos effectuais definidos por Fisher (2012Fisher, G.

Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas. Observa-se que as universidades e escolas de negócios onde as experiências ocorreram são consideradas instituições de ensino de excelência em relação à produção acadêmica, acreditações, estrutura, recursos financeiros e posições em rankings de qualidade. Das cinco experiências analisadas, quatro ocorreram em escolas de negócios e apenas uma ocorreu em uma escola politécnica para alunos de engenharia. Mesmo as ocorridas em escolas de negócios, as disciplinas são ministradas para alunos da graduação que não são do curso de administração, o que evidencia a abrangência das disciplinas nas instituições pesquisadas.

Categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria effectuation

Adicionalmente, a experiência com alunos de engenharia em uma universidade pública na Espanha resultou em evidências sobre a influência da cultura na receptividade e aumento da intenção de empreender dos alunos que vivenciaram a experiência naquele país. Alguns trechos evidenciam a questão cultural como inibidora da intenção dos alunos em empreender, mas há evidências também no sentido contrário. Conforme afirmou o professor C3, "effectuation é tão fundamental em sua abordagem que vai além das diferenças culturais". Para o professor C4, "eu acho que [o empreendedorismo] é mais relacionado com a personalidade do que com um tipo de país ou traço cultural". Nesta mesma linha, o professor C1 relata: Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino.

Os incentivos ao empreendedorismo universitário podem ser observados de diversasformas, tais como: ações governamentais, iniciativas privadas e nas escolas, com número crescente de cursos e atividadesrelacionadas ao empreendedorismo. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil empreendedor do estudante deAdministração de uma instituição de ensino privada e a visão discente sobre o ambiente universitário. Buscou-seentender como os alunos, com diferentes perfis e em suas diferentes fases no curso de Administração, avaliam o ambienteuniversitário no qual se inserem, procurando compreender possíveis implicações para a instituição de ensino. Adotou-seuma abordagem de pesquisa quantitativa, e os resultados foram apresentados por meio da estatística descritiva.

D. , & Venkataraman, S . (2011). Entrepreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. , Entrepreneurship Theory and Practice 35(1), 113-135. doi:
; Sarasvathy, 2001Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. , Academy of Management Review 26(2), 243-263. Retrieved from , 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ). De acordo com Sarasvathy (2001a, 2008), empreendedores que atuam sob a perspectiva effectual (a) identificam oportunidades a partir de recursos existentes, (b) tomam decisões de investimento com base no que estão dispostos a perder, (c) aproveitam as contingências e (d) estabelecem relações estratégicas com stakeholders. Os princípios da teoria atuam no sentido de que as eventuais falhas aconteçam mais rapidamente por meio da experimentação e, portanto, com menor nível de investimento do empreendedor, que utiliza os recursos disponíveis na identificação de oportunidades acessíveis, desenvolvidas por meio da interação com stakeholders, enquanto deixa aberta a possibilidade de maiores investimentos no futuro caso sejam validadas as hipóteses iniciais do novo negócio. Em estudo realizado para validação do construto, Chandler et al.

Journal of Operations and Supply Chain Management, 1(1), 12-23. doi:
) e utiliza aulas expositivas e empreendedores de sucesso convidados como principais metodologias de ensino. Suas limitações referem-se à ausência de variáveis ambientais em seus modelos, à necessidade de se reconhecer a complexidade do fenômeno quanto à definição de empreendedores e não-empreendedores, e ao conceito de sucesso associado a critérios exclusivamente econômicos (Neck & Greene, 2011Neck, H. , & Greene, P. (2011). Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Busines Management, 49(1), 55-70. doi:
; Sarasvathy & Venkataraman, 2011Sarasvathy, S. D. , & Venkataraman, S . (2011). Entrepreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. , Entrepreneurship Theory and Practice 35(1), 113-135. doi:
; Vesper & Gartner, 1997Vesper, K. , & Gartner, W. (1997). Measuring progress in entrepreneurship education.

Estudo realizado por Chandler, DeTienne, McKelvie e Mumford (2011Chandler, G. N. , DeTienne, D. R. , McKelvie, A. , & Mumford, T. V. (2011). Causation and effectuation processes: a validation study. Journal of Business Venturing, 26(3), 375-390. doi:
) para validação do construto propõe que o effectuation seja formado por quatro dimensões: (a) experimentação, (b) perda aceitável, (c) flexibilidade e (d) pré-acordos Fisher (2012Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. , Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
), por sua vez, define comportamentos associados a cada uma dessas dimensões no nível das ações individuais e estabelece proposições sobre os conceitos: (a) oportunidades acessíveis, (b) orientação para ação individual ou do time, (c) comunidades empreendedoras e (d) restrição de recursos. Embora o modelo teórico de effectuation tenha evoluído nos últimos anos (Chandler, DeTienne, McKelvie, & Mumford, 2011Chandler, G. N. , DeTienne, D. R.

A partir do resultado de suas decisões e das interações do empreendedor com seus stakeholders, o empreendedor decide mudar a ideia inicial do negócio à medida que esses stakeholders se comprometem e se engajam com o desenvolvimento conjunto do negócio e, com isso, novos recursos e novos objetivos emergem. De forma inversa, decorre que o processo effectual utiliza os recursos disponíveis e foca na seleção dos efeitos possíveis de se alcançar utilizando esses recursos, assumindo como pressuposto central do processo effectual a lógica de que: "à medida que podemos controlar o futuro, não precisamos prevê-lo" (Sarasvathy, 2001Sarasvathy, S. D. (2001b, August). Effectual reasoning in entrepreneurial decision making: existence and bounds. In Academy of Management Proceedings, 2001(1), D1-D6. doi:
a, p. 251). A importância do empreendedorismo no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos e os estudos atuais abordamo tema sob diversas perspectivas. O papel do jovem na criação de novos negócios já é uma realidade e a perspectiva éque se amplie nos próximos anos.

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense Departamento de empreendedorismo e Gestão

, McKelvie, A. , & Mumford, T. V. (2011). Causation and effectuation processes: a validation study. Journal of Business Venturing, 26(3), 375-390. doi:
; Fisher, 2012Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. , Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
; Sarasvathy, 2001Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. , Academy of Management Review 26(2), 243-263. Retrieved from , 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ; Sarasvathy & Dew, 2005Sarasvathy, S. D. , & Dew, N . (2005). New market creation through transformation. Journal of Evolutionary Economics, 15(5), 533-565. doi:
), uma de suas vertentes, a associada à investigação das metodologias de ensino adequadas ao desenvolvimento do comportamento effectual, encontra-se, ainda hoje, pouco explorada.

(2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. , Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
) e as dimensões do construto validadas por Chandler et al. (2011Chandler, G. N. , DeTienne, D. R. , McKelvie, A. , & Mumford, T. V. (2011). Causation and effectuation processes: a validation study. Journal of Business Venturing, 26(3), 375-390. doi:
), além de identificar, ainda que preliminarmente, a influência da teoria effectuation sobre a intenção de empreender e a necessidade de se incorporar na literatura temáticas associadas aos antecedentes individuais. As categorias desenvolvidas no Atlas TI tiveram incialmente um caráter descritivo e tiveram como fundamento o roteiro de entrevistas. A partir da análise inicial, foi possível separar as categorias iniciais com fundamento nos objetivos específicos da pesquisa, que culminaram nas análises finais do estudo, e especificamente na análise da consistência das metodologias de ensino utilizadas para o ensino com fundamento na teoria effectuation.

A declaração de objetivos das disciplinas observadas corrobora os resultados referentes à estrutura dos cursos, visto que, em todos os casos, faz-se menção à necessidade de agir ou de se praticar o modelo dinâmico effectual. O resultado da análise dos casos permite identificar dois tipos diferentes de objetivos ilustrados na Tabela 2: um objetivo primário, que é encontrado em todas as experiências e que se refere à prática do modelo, e objetivos secundários, que por sua vez buscam adequar as disciplinas ao seu contexto e aos diferentes públicos-alvo. O foco inicial de pesquisa em empreendedorismo buscou identificar características distintivas da personalidade do empreendedor e teve como referência os estudos de McClelland (1961McClelland, D. C. (1961). The achieving society. Princeton: Van Nostrand Co. ). Esta abordagem consiste em observar, descrever e mensurar as características do empreendedor (Tasic & Andreassi, 2008Tasic, I. , & Andreassi, T. (2008). Strategy and entrepreneurship: decision and creation under uncertainty.

A codificação aberta realizada durante o processo de análise permitiu as inferências a respeito da relação entre a teoria e intenção de empreender, cultura e educação formal dos alunos. A categorização das metodologias de ensino também permitiu a identificação das metodologias emergentes na área e a associação com as dimensões e comportamentos effectuais, mas sem a possibilidade de aprofundamento quanto às práticas específicas de aplicação em sala de aula em função da característica transversal e retrospectiva do estudo. Isto porque, em decorrência da tipificação desenvolvida por Fisher (2012Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. , Entrepreneurship Theory and Practice 36(5), 1019-1051. doi:
), é possível categorizar metodologias de ensino utilizadas por docentes que adotam a teoria como fundamento de suas disciplinas, em função dos comportamentos a ela associados. É importante notar que há, na literatura, consenso sobre a necessidade de metodologias de ensino diferentes das utilizadas até então (Neck & Greene, 2011Neck, H. , & Greene, P. (2011).

Em segundo lugar, o artigo avança na literatura ao identificar metodologias de ensino emergentes e ao categorizar, por meio dos casos analisados, as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes para desenvolver comportamentos associados às dimensões (a) experimentação, (b) flexibilidade, (c) perda aceitável e (d) pré-acordos, que formam o construto effectuation. Em terceiro lugar, o estudo permite insights iniciais a respeito da influência da teoria effectuation sobre a intenção de empreender, além de detectar a necessidade de se incorporar na literatura sobre o tema conceitos e temáticas associados aos antecedentes individuais, a exemplo do contexto cultural no qual se insere o indivíduo e sua educação formal. Os resultados deste item não pretendem exaurir as respostas possíveis ao quarto objetivo específico do estudo, mas apresentar um primeiro contato com o fenômeno com vistas à compreensão do uso da teoria effectuation no ensino de empreendedorismo. Decorre da literatura sobre a teoria effectuation que, quando aplicada ao empreendedorismo, embora não reduza a probabilidade de fracasso, diminui seu custo, pois permite ao empreendedor falhar mais rapidamente (Read, Sarasvathy, Dew, Wiltbank, & Ohlsson, 2011Sarasvathy, S.

, Journal of Business Venturing 12(5), 403-421. doi: (97)00009-8
(97)00. . . ). A lógica effectual, representada pela Figura 1, é consistente com conceitos de economia comportamental (Simon, 1959Simon, H. A. (1959). Theories of decision-making in economics and behavioral science. The American Economic Review, 49(3), 253-283. doi:
), estratégia emergente (Mintzberg, 1978Mintzberg, H. (1978). Patterns in strategy formation. Management Science, 14(9), 934-948. doi:
), criação de oportunidades por meio da ação humana (Weick, 1979Weick, K. (1979). The social psychology of organizing. Reading, MA: Addison-Wesley. ) e desenvolvimento das oportunidades em função dos acontecimentos imprevisíveis (March, 1978March, J. (1978). Bounded rationality, ambiguity, and the engineering of choice. The Bell Journal of Economics, 9(2), 587-608. doi:
). Utilizando a lógica effectual, o empreendedor inicia o processo de criação do negócio com uma ideia genérica do que pretende fazer e utiliza os recursos existentes para interagir com potenciais stakeholders e agir sobre elementos que possa influenciar.

Da mesma forma, o professor C4 afirma: Nota-se que metodologias tradicionais coexistem com metodologias emergentes e que os comportamentos associados à teoria effectuation são específicos e, em alguns casos, não necessitam de metodologias diferentes das já existentes. Exemplo disso é o comportamento associado à dimensão pré-acordos, que se utiliza de metodologias existentes, porém com abordagem diferente da tradicional, tendo em vista que a negociação com stakeholders ocorre antes de o empreendedor possuir um produto ou serviço totalmente desenvolvido. Quanto às demais dimensões, identificou-se as metodologias relacionadas a teste de hipóteses (Ries, 2011), modelagem de negócios (Osterwalder & Pigneur, 2010Osterwalder, A. , & Pigneur, Y. (2010). Business model generation. Hoboken, New Jersey: John Wliey & Sons, Inc. ) e desenvolvimento de clientes (Blank & Dorf, 2012Blank, S. , & Dorf, B. (2012). The startup owners manual: the step-by-step guide for building a great company.

(2011Chandler, G. N. , DeTienne, D. R. , McKelvie, A. , & Mumford, T. V. (2011). Causation and effectuation processes: a validation study. Journal of Business Venturing, 26(3), 375-390. doi:
) propõem que effectuation é formado por quatro dimensões: (a) experimentação, ou seja, a utilização de diferentes abordagens de negócio para definição do conceito; (b) perda aceitável, isto é, estabelecimento do valor investido com base no montante que o empreendedor está disposto da perder; (c) flexibilidade, ou seja, adaptação da ideia inicial às contingências, circunstâncias e conhecimento adquirido; e (d) pré-acordos, isto é, estabelecimento de acordos estratégicos com stakeholders. De acordo com a teoria effectuation (Sarasvathy, 2001Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. , Academy of Management Review 26(2), 243-263. Retrieved from , 2008Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: elements of entrepreneurial expertise. Massachussets, USA: Edward Elgar Publishing, Inc. ), empreendedores (a) identificam oportunidades a partir de recursos existentes, (b) tomam decisões de investimento com base no que estão dispostos a perder, (c) aproveitam as contingências e (d) estabelecem relações estratégicas com stakeholders.

Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: Face às evidências, conclui-se que fatores culturais podem influenciar a experiência em educação empreendedora com fundamento na teoria effectuation antes do contato do aluno com a teoria, mas não devem prevalecer após a compreensão de seus conceitos e princípios. Algumas vezes, pode-se dizer que esse sistema também serve para verificar se a Carteira de Habilitação possui irregularidades, como ganho de pontos ou presença de multas. Neste referencial são apresentadas as principais correntes teóricas no campo do empreendedorismo e a relação existente entre as teorias e as metodologias de ensino a elas associadas, bem como os fundamentos da teoria effectuation. Sendo assim, pensando em te ajudar, criei este artigo com foco principal no Estado da Paraíba, especificamente nas multas do Detran PB e outros temas importantes. Renata has over 15 years of business experience.

Metodologias utilizadas para ensino de empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation

O periódico adota medidaspreventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.

Source: https://raep.emnuvens.com.br

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